terça-feira, 26 de julho de 2011

Fazenda da Esperança em Macaé


Associação de fiéis reconhecida pela Igreja católica, chamada Família da Esperança. Nosso trabalho se dá em diversos campos sociais, mas o principal é a recuperação de jovens dependentes químicos.

Tudo começou numa esquina

Nelson Giovaneli se aproximou de um grupo de jovens que consumiam e vendiam drogas perto de sua casa. Isso em 1983, na esquina da rua Tupinambás com a Guaicurus, no bairro do Pedregulho, na cidade de Guaratinguetá interior de São Paulo. Ele foi animado a dar esse passo por frei Hans Stapel seu pároco que o incentivava a viver concretamente a Palavra de Deus.
Nelson conquistou a confiança daqueles dependentes químicos. Um deles Antonio Eleutério foi o primeiro a ser contagiado e pediu ajuda para se libertar das drogas, tudo isso porque Nelson buscava colocar em prática a frase “Fiz-me fraco com os fracos a fim de ganhar os fracos” (I Cor 9,22).

O franciscano alemão

Frei Hans tornou-se pároco da igreja Nossa Senhora da Glória em 1979. Ele nasceu no fim da segunda guerra mundial, cresceu junto da reconstrução da Alemanha, orientado religiosamente na Igreja Católica por seus pais, conheceu o carisma da unidade de Chiara Lubich e da pobreza de são Francisco de Assis, os quais divulga em sua vida religiosa.
Foi liberado integralmente para a Fazenda da Esperança em 1992 quando seus superiores entenderam essa necessidade.

O primeiro grupo

Os companheiros de Antonio notaram algo diferente em sua vida. Isso os levou a buscar a ajudar do jovem paroquiano que os propõem viver radicalmente a Palavra de Deus e à noite encontrar-se na Igreja ao invés da esquina para trocar as experiências vividas a cada dia.
Esse grupo sugeriu a Nelson alugar uma casa para viverem junto. O aluguel e as despesas pagariam com seus trabalhos. As primeiras atividades foram a limpeza de jardins enquanto Nelson continuava em seu emprego de “office boy”, na cooperativa de laticínio de Guaratinguetá. Tudo o que ganhavam colocavam em comum para se sustentar.

A experiência feminina

Iraci Leite e Lucilene Rosendo, conhecida por Luci, iniciaram o trabalho de recuperação feminina em 1989, na cidade de Guaratinguetá / SP. Elas deixaram tudo para seguir o exemplo de Nelson.

Espalhou-se pelo mundo

A Fazenda inaugurada em Sergipe/AL em 1992 é a primeira fora de Guaratinguetá. A primeira comunidade fora do Brasil nasce na Alemanha, na terra de seu fundador frei Hans, 15 anos depois de seu início.
A Fazenda da Esperança se espalhou do oriente para o ocidente ganhando proporções globais. Ficou ainda mais conhecida no mundo depois da visita do papa Bento XVI à comunidade das Pedrinhas na cidade onde nasceu esse trabalho no interior de São Paulo em 2007.
Para conhecer essa história detalhadamente adquira os livros:
  • Da esquina para o mundo
  • Seja bem vindo
  • Comprovar a força do evangelho

pelo telefone (12) 3128-8905 ou através do email mailto:adm@fazenda.org.br

Fonte: http://www.fazenda.org.br/ 

Entrevista com o Frei Hans
cancaonova.com: Como começou o trabalho com os dependentes químicos na Fazenda da Esperança?

Frei Hans: Eu ainda era vigário na Paróquia Nossa Senhora da Glória, quando, em 1983, apareceram os primeiros jovens com problemas com as drogas. O Nelson, um jovem da paróquia, os encontrou na esquina e os trouxe para junto de nós. Ali começou uma "aventura" que eu não poderia imaginar que fosse atingir o ponto em que chegamos. Eu queria ajudar esses jovens, ensiná-los a viver a Palavra de Deus, pois esse é o nosso estilo, colocar em prática as frases do Evangelho. Para a minha surpresa, eles foram muito radicais na vivência dela. E essa forma de viver completamente a Palavra, libertou-os das drogas.

cancaonova.com: Por que o senhor se sentiu tão surpreso com a relação deles com o Evangelho?

Frei Hans: Eu fiquei surpreso porque pensava que isso fosse mais complicado, mas eu entendi que o que faltava para eles era uma razão de viver, um motivo para dar a vida. Eles estavam buscando a felicidade, a qualquer custo, nas drogas, no "ter" , como a sociedade muitas vezes ensina. Mas, ao viverem o Evangelho e não pensando mais em si mesmos, mas no outro, (porque o Evangelho inteiro nada mais é do que uma escola de amar), eles se libertaram e ficaram felizes. E esta felicidade eles a levam para onde forem.

Outros jovens vieram e também quiseram libertar-se. E foram chegando cada vez mais deles, e, até hoje, não param de chegar. Hoje, são 43 fazendas no mundo e sempre chegam mais jovens. Estamos tentando dar uma resposta ao problema da dependência química.

cancaonova.com: Qual é a metodologia de trabalho utilizada?

Frei Hans: No fundo é muito simples. O jovem quer "sair do buraco" porque não agüenta mais, porque a droga o levou ao desespero. Ele é acolhido por nós e dizemos a ele: "Agora, pare de pensar em você, pense no outro". Então, ele começa a trabalhar, vive do trabalho dele, sustenta-se e pensa no outro. Na fazenda, os jovens vivem em família, com espírito de ajuda mútua. Com isso, eles conseguem se recuperar.

Para nós, é importante a espiritualidade, viver o Evangelho, o amor. Viver em família, pois ela tem uma função extraordinária. Deus é família, não indivíduo. Ele nos fez como Ele mesmo vive, na Santíssima Trindade. Por último, vem o trabalho em si, ou seja, sustentar-se pelo próprio trabalho e não viver às custas dos outros. Esses três pontos fazem com que os jovens se recuperem. Na verdade, a nossa vida é simples, muito simples. Eu sempre digo: onde alguém complica as coisas, aquilo não é mais de Deus, mas obra humana.

cancaonova.com: Como o senhor se sente pelo fato de o Papa Bento XVI ter escolhido a Fazenda da Esperança para visitar?

Frei Hans: Sem dúvida, o Santo Padre vem aqui porque estamos mais perto de Aparecida (SP). Então, nós representamos todo esse trabalho que a Igreja tem, pois são tantas as comunidades que lutam contra esses problemas. E ao escolher este lugar, ele falará para todos, daqui para o mundo inteiro.

Nós não estamos sozinhos, somos uma grande família no País, a qual trabalha em favor dos dependentes químicos, dos alcoólatras e de todas as pessoas que estão, de uma forma ou de outra, presas a algum vício.



cancaonova.com: Os preparativos.

Frei Hans: Não é fácil receber o Papa, porque aonde ele vai, vai a sua comitiva. Vão também muitos jornalistas, muitas pessoas que querem vê-lo. Ele é o representante máximo do Vaticano, por isso é preciso toda uma preparação. Aqui, graças a Deus, o governo está se empenhando muito; estão reformando as estradas. Dentro da fazenda, estamos também construindo uma igreja, além de mais hospedarias para os bispos e outras autoridades, e um palco, no qual o Santo Padre dará sua mensagem aos jovens da fazenda. Também há a alimentação para todo este pessoal, por isso a cozinha precisa ser aumentada. São mil coisas para se fazer, mas, tudo isso, fazemos com muita alegria, porque o Papa merece.
Quanto às despesas de tudo isso, eu acredito na providência divina. Quem sabe alguém possa nos ajudar? Eu serei muito grato, porque, agora, eu não sei como pagar as dívidas. Mas tenho certeza de que o milagre maior é a visita de Bento XVI à fazenda. Os outros milagres também devem acontecer.

cancaonova.com: Como está a expectativa dos jovens?

Frei Hans: Algumas pessoas vêem só as despesas e esquecem de ver que um acontecimento como este envolve todos os jovens. Ninguém sai da fazenda há meses. Os jovens estão se empenhando, recuperando-se. Tantos outros chegam e querem participar também, querem se recuperar. Então, o bem que a presença dele vai provocar vale muito mais do que todo o dinheiro que está sendo investido.

Os jovens estão vibrando, estão se sentindo valorizados. Um deles me disse: "Eu não sabia que sou tão importante que o Papa vem nos visitar". Isso é o que importa.

cancaonova.com: Os jovens se sentem mais amados com a atenção do Papa?

Frei Hans: Ele, para mim, marca seu pontificado com este tempo. É como se ele estivesse dizendo a nós: "Eu escrevi a primeira Encíclica 'Deus é amor', por isso eu vivo este amor. Eu vou atrás das ovelhas perdidas". Isso é bonito nele, e eu estou orgulhoso por este Papa que nós temos. Estou feliz porque ele deu este acento para toda a Igreja, para esta história, este momento tão importante que estamos vivendo, em que muitos estão se perdendo nos vícios; não só nas drogas, mas também no álcool e tantos outros. E o Papa vai falar para todos: "Eu estou aqui para amar vocês."


Veja também:
.: Fazenda da Esperança aguarda ansiosa a visita do Papa
.: Jovens se sentem valorizados pela visita do Papa e preparam a fazenda para recebê-lo

cancaonova.com
21/03/2007


Em nossa cidade temos uma Fazenda da Esperança...
O presidente nesta obra social é o Padre José Luís, pároco da Paróquia São João Batista.





5 comentários:

  1. Quro ter um contato com vcs como foço?

    ResponderExcluir
  2. Por favor, entre em contato com a Paróquia São João Batista (Macaé/RJ.Tel.: (22) 2762-1608.

    ResponderExcluir
  3. sou franciscano secular e estou acompanhando um jovem de 30 anos, dependente químico que deseja largar as drogas. como posso ajudá-lo? moramos em Friburgo. aguardo orientações...

    ResponderExcluir
  4. se quiserem, entrem em contato (22) 999558986. paz e bem!

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde , existe fazenda para mulheres.

    ResponderExcluir