quarta-feira, 27 de julho de 2011

Povoamento, catolicismo e escravidão na antiga Macaé (séculos XVII ao XIX)”

24.05.2011 às 09h51
Povoamento, catolicismo e escravidão em Macaé são temas de livro
Jornalista: Alexandre Bordalo
Foto: Divulgação



De acordo com Conceição Franco, no sábado (28), às 10h, haverá outro lançamento desse mesmo livro

Uma riqueza histórica e cultural. É assim que se comenta sobre o livro “Povoamento, catolicismo e escravidão na antiga Macaé (séculos XVII ao XIX)”. Esta obra é constituída por oito artigos escritos por nove historiadores e terá o seu lançamento na próxima sexta-feira (27), às 19h, no Solar dos Mellos, na Rua Conde de Araruama 248.

Essa coletânea é fruto do projeto “Macaé em Fontes Primárias” da Vice-Presidência de Acervo e Patrimônio Histórico, da Fundação Macaé de Cultura. Sua coordenadora é a historiadora Conceição Franco, que também escreve para esse livro, o artigo “Notas sobre a presença e a atuação da Igreja Católica na antiga Macaé”, um trabalho em conjunto com sua ex-orientadora, a doutora em História, Cláudia Rodrigues.

Sobre história local, patrimônio e memória há artigos dos historiadores Paulo Knauss e Mary Del Priore. A respeito do tema catolicismo e povoamento, os historiadores Anderson de Oliveira, Marcia Amantino, Claudia Rodrigues e Conceição Franco trazem informações. Já acerca de escravidão e fontes, os historiadores Roberto Guedes, Marcio de Souza Soares e Ana Lúcia Nunes Penha desenvolvem artigos.

De acordo com Conceição Franco, no sábado (28), às 10h, haverá outro lançamento desse mesmo livro – “Povoamento, catolicismo e escravidão na antiga Macaé (séculos XVII ao XIX” – no Colégio Municipal Pedro Adami, em Córrego do Ouro.
Como justificativa para isso, ela lembra que seu artigo fala sobre freguesias em Macaé e a maior freguesia situava-se em Córrego do Ouro. “Queremos prestar homenagem àquela população, além de também valorizarmos o meio estudantil para onde convergem todos os conhecimentos históricos”, diz Conceição.

Um trecho do livro

Um trecho do livro contido no artigo “Notas sobre a presença e a atuação da Igreja Católica na antiga Macaé”, de Conceição diz que:

“Ao analisarmos o processo de ocupação e povoamento da região que daria origem à vila e, posteriormente, cidade de Macaé, verificamos que desde os primeiros momentos a Igreja católica se fez presente, não só no sentido de garantir o povoamento da região, em contatos com os grupos indígenas, mas também passando pelo reconhecimento da projeção econômica da localidade que, desde fins do século XVIII, se dedicou à produção de alimentos para o abastecimento interno da colônia e, depois, do império, além de ter tido papel significativo no processo de legitimação e afirmação das fortunas e hierarquias”.

Fonte: http://www.macae.rj.gov.br/cultura/noticias.php?page=leitura&idNoticia=23496

Nenhum comentário:

Postar um comentário